terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ritos

Depois da partilha da palavra, o padre convidou o casal da Pastoral Familiar para nos entregar a Biblia. O casal convidado foi Carmem e Salvador, justamente o casal que coordenou o encontro de casais. Falaram palavras bonitas e que nos encheram de carinho. O padre convidou tambpem Glaucia (a encorajadora que ficou comigo lá na hora do texto) e Allysson.





Quando entrei no Grupo Jovem os dois, Glaucia e Allysson namoravam, foi na barra do vestido da Glaucia que meu nome estava há 5 anos atrás, e misteriosamente, 6 meses depois eu começava a namorar. Hoje os dois tem uma linda familia. Fiquei feliz deles também terem falado para nós.



Então o padre veio em nossa direção e eu gelei. Chegava a hora de falar... O padre começou com o compromisso mútumo. E nós só respondíamos sim (ou não se fosse o caso) às perguntas que o padre nos fazia. Não lembro todas as perguntas mas era sobre aceitar a vida juntos, os filhos que irão vir, que seremos fieis, etc.
 Depois fizemos os votos tradicionais jurando fidelidade, amor e respeito em todas as horas. Nessa hora é difícil não se emocionar. Tudo aquilo que vivemos há quatro anos foi fidelidade, amor e respeito, e agora confirmamos isso á eternidade. Engasguei um pouco a voz, mas consegui falar. Olhava pro Henrique e não acreditava que tinha chegado a nossa hora. Mas chegou. Minhas fotos nessa hora ficaram horríveis. Eu muito séria, segurando para não chorar. (Dica da noiva: Não segurem o choro, deixe rolar. O padre espera, os convidados entendem, mas o fotógrafo não perdoa, sai clicando, e ai a noiva que está no momento mais feliz e emocionante, fica com cara de qualquer coisa muito diferente de felicidade na foto).






O beijo foi autorizado,  juro fiquei com medo do padre esquecer desta parte, mas não, primeiro pediu que nos abraçassemos e depois, bitoca liberada!




Depois dos votos, o padre pediu as alianças, e então, os avós entraram com elas. Desde o início dos preparativos, uma das únicas coisas que o noivo pediu foi isso, que os avós dele entrassem com as alianças. Apesar da vó não querer muito, achava feio dois "velhos" fazerem papel que era das crianças, foi lindo. Nesta hora todos se emocionaram bastante, entraram eles, lindinhos, de mãos dadas e sorriso no rosto. Quando foi me abraçar a vó perguntou todas preocupada " Não fiz feio não???" Como poderiam fazer, duas pessoas queridas e amadas por todas família, de força e fé inabaláveis, que aceitaram estar na hora mais importante de nossas vidas?
Eles entraram com Ave Maria, cantada, linda! O grupo tocou toda a oração, e depois na benção e na troca ficaram tocando bem baixinho...




 Recebemos a benção,



... trocamos as alianças,
...e então, casados!




Um comentário:

Claudia Simões disse...

Ai Paula..que bom vc voltou a postar...sempre gostei tanto do seu blog....até fiz um pra mim! rs