domingo, 21 de novembro de 2010

Faltam 6 meses

 

 

 

Diz o cronograma da noiva ...

12 meses antes

- Marque a data. (Fiz com 14 meses e já não encontrei a data pretendida)
- Decida as características da cerimônia: diurna, noturna, com festa, religiosa... (Antes do noivado já tínhamos decidido)

- Escolha e reserve a igreja. (Quase não conseguimos com mais de um ano de antecedência)

- Faça um pré-orçamento com tudo que pretende gastar. (Balela, você vai gastar 2X mais)
- Monte uma planilha com todos os serviços necessários. (A noiva  já incluiu mais um dez)

- Pesquise serviços e ideias em revistas e com amigos. (A noiva ganhou milhões de revistas, muitos emails com idéias e vários pitacos sobre festa, cerimônia, etc)

- Comece a lista de convidados. Aos poucos, confirme endereços e telefones. (Assim como o orçamento, dobrou até hoje. Fazer um ano antes só serve para ter uma idéia)

- Visite lugares para a festa e anote os bufês que achou interessantes. (Dependendo da Casa de Festas um ano você já não consegue mais reservar, faça antes)

- Inicie a montagem do enxoval.(Compre o básico, principalmente se for fazer festa e colocar lista de casamento, o pouco que eu comprei já estou achando demais)

- Decida onde vão morar. Se a intenção for comprar um imóvel novo, é bom começar a procurar agora. Afinal, o processo leva tempo. (Os juros de financiamento imobiliário estão estourando, morar de aluguel pode ser a melhor opção)

10 a 8 meses antes


-É hora de pesquisar a lua-de-mel. Escolha um destino e feche o pacote.(Não decidimos até hoje, acho que depois do casamento vou querer curtir minha casinha, não vai faltar oportunidade para viajarmos)

- Seu vestido merece atenção. Procure modelos e visite estilistas, lojas e ateliês.( Fechei exatamente um ano antes)
- Faça um check-up de saúde e todos os exames pré-nupciais. (Meus exames sempre estão em dia, mas acho que para quem não tem costume de ir ao médico regularmente é muito válido)

- Entre em contato com fotógrafos, cinegrafistas, músicos, decoradores, gráficas e firmas de aluguel de carros e peça orçamentos detalhados. Avalie portifólios de foto e vídeo e repertório de músicos. (Fechei fotógrafo um ano antes, mas tenho inúmeros orçamentos de todos estes profissionais, só não me decidi ainda)

- Visite doceiras e bufês. Aproveite para provar os pratos oferecidos. (Cuidado para não degustar demais e virar uma baleinha, rsrs. Eu pulei esta parte, já conheço o bufet)

- Defina o local em que se fará a festa e o que será servido. (Fiz com 14 meses)

- Termine a lista de convidados, com nomes e endereços.(Isso é importante, fechar a lista o mais próximo possível!)

6 a 4 meses antes

- Escolha e convide daminhas, pajens e padrinhos. ( Estão escolhidos, só falta convidar os padrinhos,na próxima vinda do noivo ao Rio faremos isso... to ansiosa )

- Defina as músicas que tocarão na cerimônia. (Quase fechado, já reservei a data, achei os músicos perfeitos!)

- Contrate as flores para a igreja. (Tenho que conversar com o padre sobre a decoração da igreja,e combinar isso com a noiva das 18 horas)

- Encomende toda a papelaria: convites e cartões do casal. (Comprados!)

- Contrate um calígrafo para subscrever os convites. ( Só em janeiro, quando me entregarem)

- Defina o bolo do casamento. (Detalhe, escolho isso mais perto)

- Compre as lembrancinhas. (Saara que me aguarde!!! Comprarei o material e eu mesma farei)

- Começam as provas do vestido. Escolha também o sapato. (A loja nunca que liga para marcar a prova, já to ficando nervosa!!!! Sapato vou comprar bem perto)

É legal ter um cronograma, mas para cada caso um ítem é mais urgente, no meu caso, como me caso em maio, fechar Igreja e Casa de Festas cedo foi essencial, assim como serviço de fotografia que eu tanto queria. Cada noiva tem que adaptar sua necessidade ao tempo que dispõe, para que não deixe tudo para resolver em cima da hora.
O meu  próximo passo é fechar os músicos, conversar com o padre sobre a decoração da igreja, e convidar os padrinhos: aí fecho os ítens Cerimônia. E nesse meio tempo vou resolvendo outras coisinhas da festa.
O que estava adiantada já tem urgência de ser resolvido!

Um comentário:

Unknown disse...

Paula, como passa rápido. Falta pouco.
Bjs irmã